Software para Rally de Regularidade

O programa de navegação dos campeões por antecipação do Rally de Regularidade Mitsubishi MotorSports 2011

Instruções - MODO HODÔMETRO GPS

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MODO HODÔMETRO GPS

Selecionar o modo a partir de CONFIGURAÇÕES, HODÔMETRO e depois modo GPS.

Na tela de navegação o RallyNav em modo Hodômetro GPS demonstra o hodômetro (distância percorrida em km) medido pelo sinal GPS, logo abaixo a velocidade instantânea e no canto inferior esquerdo o cronômetro da prova. A distância e a velocidade são atualizadas a cada 1 segundo – tempo de atualização dos receptores de satélite;

No canto superior esquerdo a qualidade do sinal de recepção é representada pela cor verde quando o sinal está bom, amarela quando está fraco e vermelho quando não há recepção suficiente para uso do hodômetro por GPS.
Quando a recepção não é satisfatória o RallyNav alerta a equipe piscando a indicação vermelha e emitindo um bipe característico a cada 10 segundos. Neste momento o programa permite alternar para o modo HODÔMETRO ORIGINAL para a equipe navegar com o hodômetro do veículo tocando sobre a distância do hodômetro;

  • Barra de atraso/adianto: o retângulo fino preto representa a posição da equipe em segundos. Se esta marca está sobre o retângulo central vazado a equipe está no tempo exato da prova. Ao avançar para cima, sentido vermelho, está adiantado e para baixo, verde, está atrasando. Ao avançar sobre a barra vermelha ou verde estas se apresentam mais largas e o bipe de tempo será emitido, simples para adiantado (o piloto deve frear) e triplo para atrasado (acelerar). Se considerar o aparelho na posição horizontal, a barra pode ser associada à estrada e o retângulo preto ao carro. Se avançar da posição central para frente da barra o carro (equipe) está adiantando e o piloto deve frear (vermelho) e se a barra recuar da posição central, o carro deve acelerar (verde) para o retângulo preto alcançar o centro da barra (no tempo). Os tempos de início e fim em que os bipes de atraso/adiantado são emitidos podem ser parametrizados em CONFIGURAÇÕES, BIPES. O default é 3 segundos para início dos bipes e 10 para parar (para não ficar incomodando a equipe se está muito atrasada / adiantada). Se a barra for tocada (selecionada) os bipes ficam mudos. Para os bipes voltarem a soar tocar a barra novamente. Este recurso é usado quando a equipe se perde e o som pode atrapalhar até chegar no tempo;
  • No quadro IDEAL o RallyNav demonstra a distância calculada ideal que deveria ser percorrida pela equipe até aquele momento na prova e a velocidade determinada na planilha. Quando o trecho é de deslocamento a velocidade é trocada pela letra D e quando neutro pela letra N;
  • No quadro PRÓXIMO são demonstradas a velocidade do próximo trecho, distância que ocorrerá a mudança e a contagem regressiva para a mudança de média;
  • Como nos outros modos de navegação (TRIP e ORIGINAL) o RallyNav avisa (fala) 10 segundos antes, e no momento da mudança de média, a nova velocidade e se vai subir ou descer. Nos deslocamentos, neutros e zeradas o programa também avisa verbalmente. Para os avisos ficarem mudos tocar sobre o número da velocidade instantânea. Tocar novamente para os avisos voltarem a serem emitidos;
  • Durante os deslocamentos o RallyNav calcula e demonstra no quadro IDEAL a distância para a equipe chegar no tempo exato da relargada no fim do deslocamento. Se a equipe estiver atrasada a barra verde de atrasado ficar intermitente. Lembrando que não há PC nos deslocamentos e o ideal é chegar bem antes no local de relargada;
  • LAP: este botão serve para corrigir o hodômetro de GPS durante a prova. Ao passar por uma referência física identificada na tulipa da planilha selecionar o LAP (ao coincidir com a coluna do veículo) momento que o RallyNav “congela” a distância do hodômetro em uma nova tela para correção. O hodômetro principal continua medindo semelhante ao LAP de um cronômetro que não para. Se a distância da planilha for igual ao hodômetro “congelado” selecionar o botão VOLTAR. Se não, corrigir a distância pelos botões + ou – de 100 em 100, 10 em 10 ou metro e metro. Ao selecionar o botão CORRIGIR o RallyNav altera o hodômetro de GPS da tela principal considerando também (somando) a distância percorrida pelo veículo enquanto o LAP estava acionado;
  • Fator de ajuste do erro do hodômetro GPS: a medição de distância por sinal de GPS sofre influências de recepção e “corte” nas curvas por ler as coordenadas de 1 em 1 segundo. Para compensar este erro o RallyNav possui a parametrização do fator de correção (%) que é aplicado na distância medida pelo GPS para se aproximar da medida da planilha (base carro da organização). Este fator % pode ser parametrizado de 3 formas:
  1. Diretamente pelos botões +/– ou pelo teclado em CONFIGURAÇÕES e depois HODÔMETRO;
  2. Pela função AFERIÇÃO do GPS (também em CONFIGURAÇÕES) selecionando o botão AFERIR, aguardando bom sinal de satélites (GPS - verde), iniciando em uma referência conhecida pelo botão INICIAR AFERIÇÃO (o ideal é pela planilha de aferição da prova), terminado na referência final da aferição pelo botão FIM DA AFERIÇÃO, inserindo a distância correta do trecho de aferição e confirmando. Ao iniciar a aferição, o hodômetro GPS é zerado e ao confirmar, um novo fator é calculado e demonstrado na tela. Recomenda-se conferir a aferição repetindo o procedimento. Ao aferir o hodômetro GPS fazer também a aferição do hodômetro original do veículo para utilizar este em caso de falhas de recepção de sinal de satélites;
  3. Pelo botão correção % durante o LAP (na tela de navegação ao lado do botão CORRIGE) o RallyNav irá recalcular o fator de correção do GPS com base no momento do LAP e da nova distância inserida pelo botões + e -. Atenção: utilizar este recurso somente em pequenas correções e na certeza da referência. Por exemplo: se a distância do hodômetro GPS no momento do LAP for 1,250, a equipe corrigir para 1,875, o fator novo será 50% e para toda distância medida pelo GPS o programa considerará 50% a mais para cálculo, demonstração na tela e avisos de atraso/adiantado;
  • ZERAR: para zerar o hodômetro GPS selecionar o botão LAP na referência identificada na planilha, tocar na distância da tela do LAP e o programa solicitará confirmação da zerada. Se a zerada for andando o RallyNav também somará ao hodômetro GPS a distância percorrida desde o LAP. Se durante o primeiro trecho depois de uma zerada a equipe alcançar a distância do fim do trecho anterior, o programa vai zerar o hodômetro automaticamente.;
Sugestões de montagem do aparelho no veículo:
  1. Entre o piloto e o navegador, ligeiramente mais próximo do navegador, no suporte com ventosa e LAP/correção controlados pelo navegador com a mão esquerda;
  2. Em frente ao piloto e LAP/correção controlados pelo piloto; 
  3. Na prancheta do navegador, LAP/correção controlados pelo navegador e aviso de atraso/adiantado informados ao piloto pelo navegador (quando o RallyNav não estiver “cantando”).
Para todos os casos montar em posição que permita apoiar a mão no painel/prancheta para melhor manuseio devido à vibração durante a prova.