Software para Rally de Regularidade

O programa de navegação dos campeões por antecipação do Rally de Regularidade Mitsubishi MotorSports 2011

Instruções - versão Windows CE GPS

Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior.




CONFIGURAÇÕES - selecionar o botão para configurar o RallyNav

1. VOLUME: selecionar os botões + ou - para aumentar ou diminuir o volume do RallyNav. Ao alterar o volume o RallyNav emite o som característico e fala o nível do volume para facilitar a regulagem;

2. AVANÇADAS: selecionar para configurar o atraso (delay) do kit piloto do Trip Totem e a configuração regional dos números.
ATRASO KIT PILOTO: O kit piloto (extensão do Trip Totem) que fica na frente do piloto tem um atraso (delay) de até 5 centésimos, informação confirmada pelo fabricante. Utilizar a regulagem "ATRASO KIT PILOTO" para que o RallyNav compense este atraso no cálculo da distância e avisos. Antes de utilizar a regulagem verifique se seu kit piloto possui este atraso filmando os dois aparelhos e passando em velocidade lenta. Não foi constatado este atraso (delay) no equipamento da Compass.
CONFIGURAÇÃO REGIONAL: a configuração regional do aparelho afeta os cálculos do RallyNav podendo ocasionar o efeito de zerar em todas as mudanças de trecho. Selecionar o botão que melhor represente 1km para adequar o RallyNav a configuração regional do aparelho. Esta configuração é feita sempre na primeira carga de trechos do aparelho e o RallyNav memoriza para utilização posterior.

3. AVISOS: selecionar este botão para configurar os avisos sonoros verbais que o RallyNav emitirá durante a navegação.
No grupo superior de seleção de avisos, selecionar SIM no grupo SOBE/DESCE para o RallyNav avisar a variação da velocidade 10 segundos antes da mudança de trecho (exemplo "Atenção para subir em breve"). Selecionar SIM no grupo VELOCIDADE para o RallyNav informar a nova velocidade (exemplo: "Atenção para quarenta em breve"). Selecionar SIM no grupo ZERADA/N/D para o RallyNav informar se será necessário zerar no próximo trecho ou se será neutro ou deslocamento (exemplo: "Atenção para zerar em breve"). Este grupo de avisos sempre ocorre 10 segundos antes das mudanças de trecho logo após o bipe triplo. Podem-se selecionar todos os avisos para receber todas as informações (exemplo: "Atenção para zerar e subir quarenta em breve").

No grupo inferior de seleção de avisos, selecionar SIM no grupo SOBE/DESCE para o RallyNav avisar a variação da velocidade no momento da mudança de trecho (exemplo "Subir"). Selecionar SIM no grupo VELOCIDADE para o RallyNav informar a nova velocidade (exemplo: "Quarenta"). Selecionar SIM no grupo ZERADA/N/D para o RallyNav informar foi necessário zerar no trecho ou se o trecho atual é neutro ou deslocamento (exemplo: "Zerar"). Este grupo de avisos sempre ocorre nas mudanças de trecho logo após a contagem regressiva. Pode-se selecionar todos os avisos para receber todas as informações (exemplo: "Zerar e subir quarenta").

O RallyNav emitirá o aviso correspondente como exemplo sempre que um botão SIM for selecionado.

ATENÇÃO: os avisos emitem informações complementares para auxiliar a equipe. Se as informações não são necessárias e o navegador as informa durante a prova evite utilizá-las pois enquanto o RallyNav verbaliza a informação o bipe de 10 metros, que é realmente o que mantém a regularidade da equipe, não é emitido.

4. BIPES: selecionar para ajustar os tons dos bipes emitidos
AUMENTO: Selecionar o tom de bipe para o aumento na variação de velocidade entre os trechos.
REDUÇÃO:  Selecionar o tom de bipe para o redução na variação de velocidade entre os trechos.
DEMAIS: Selecionar o tom de bipe para referência intermediária (mesma velocidade), neutro e deslocamento.
A seleção de tons afeta o bipe triplo de 10 segundos antes da mudança de trecho, os bipes de contagem regressiva e o duplo no momento da mudança. A melhor configuração de bipes é: NORMAL para aumento de velocidade, GRAVE para redução e AGUDO para mesma velocidade ou referência intermediária (por parecer soar mais baixo que o NORMAL).

5. CORREÇÃO HODÔMETRO ORIGINAL: selecionar para abrir a tela de parâmetros de correção do hodômetro original do veículo (categoria Light).

a. Selecionar o MODO DO HODÔMETRO: ORIGINAL para utilização do hodômetro original do veículo e TRIP para utilização de hodômetro digital aferível (Trip Totem, Compass Minitrip ou  Cateye)

b. Percorrer a distância determinada na planilha de aferição e informar:
  •  distância percorrida na planilha de aferição no campo REAL (em quilômetros);
  •  distância marcada pelo hodômetro original do veículo no campo HODÔMETRO (em quilômetros).

Utilize os botões << e >> para alternar entre os campos REAL e HODÔMETRO.
Observação: quanto maior a distância da aferição, melhor será a precisão do cálculo de correção do hodômetro. Se necessário, informar novos valores reais e hodômetro durante a prova para distâncias maiores.