Software para Rally de Regularidade

O programa de navegação dos campeões por antecipação do Rally de Regularidade Mitsubishi MotorSports 2011

Instruções - informações de velocidades e distâncias da prova


TRECHOS

Selecionar o botão para alimentar os trechos da prova. Selecionar entre carga por ARQUIVO (fornecido pela organização) ou MANUAL (digitar os trechos):

   ARQUIVO

1. Selecionar o botão ARQUIVO para carregar arquivo fornecido pela organização da prova, nos formatos .txt e .tot.. Verifique formatos compatíveis clicando aqui;
2. Confirmar a carga de nova ficha técnica;
3. Selecionar o arquivo da prova pela descrição disponível e aguardar a exclusão de trechos antigos e inclusão dos novos trechos;
4. Após a carga dos trechos o RallyNav retornará à tela principal.
Todas os opções para cópia e carga de arquivo conforme disponibilidade podem ser vistas neste link.

MANUAL
1. Selecionar o botão MANUAL para alimentar os trechos manualmente;


2. Selecionar o tipo de trecho pelos botões V (cronometrado), D (deslocamento) ou N (neutralizado). Quando selecionados D ou N a tela de digitação demostrará campos para digitar o tempo em minutos e/ou segundos.

3. Digitar a quilometragem inicial do trecho (KI), a velocidade se o trecho for V ou tempo para trechos D ou N e a quilometragem final (KF). Utilizar o botão > para avançar para o próximo campo e o botão < para retornar para o campo anterior. Utilizar o botão CANHOTO para posicionar o teclado numérico do lado esquerdo.

4. Avançar para o próximo trecho pela pelo botão >. O RallyNav criará um trecho novo do tipo V e copiará a quilometragem final (KF) do trecho anterior para a quilometragem inicial (KI) deste trecho novo e posicionará para digitação no campo de velocidade. Utilizar os botões D ou N para alterar o tipo do trecho. Se a quilometragem inicial for 0 utilizar o botão < para voltar e alterar o KI. A representação no Trecho é formada pelo tipo V, o número do trecho 010 e a referência: -1 se é a referência inicial do trecho ou -2, -3, -4 (ou mais) se é somente referência intermediária sem alteração de velocidade. Fazer a digitação de todos os trechos da planilha (com mudança de média) antes de inserir as referências intermediárias (sem mudança de velocidade).

Ao iniciar a digitação de um novo trecho o RallyNav calcula a hora de início deste trecho com base nos trechos anteriores e pode ser utilizado para comparar com a planilha para verificar se não foi digitado alguma informação errada. Também calcula o tempo total da prova para comparar ao final da digitação da planilha.

O RallyNav salvará o arquivo com o nome digitado_data.txt (exemplo: digitado_20-01-2012.txt) na pasta denominada Trechos que se encontra no mesmo local do arquivo RallyNav.exe (normalmente em \SDMMC\RallyNav\Trechos\).


5. Depois de digitados todos os trechos com mudança de média da planilha, retornar ao trecho inicial pelo botão de seleção <<. Este botão e o botão >> retornam ou avançam os trechos digitados (não somente os campos como nos botões < e >). Se tocar duas vezes rapidamente (semelhante a duplo clique) no mesmo botão os trechos avançam ou retornam de forma rápida. Tocar uma vez novamente para parar.


6. Pelos botões de seleção (<< ou >>) posicionar no trecho imediatamente anterior ao que necessita incluir uma referência intermediária e selecionar o botão +. Confirmar a inclusão de uma intermediária ou, se necessitar incluir um trecho novo (média horária diferente, neutro ou deslocamento), selecionar NÃO.


7. Digitar a quilometragem inicial (KI) da intermediária e o RallyNav copiará esta distância para a quilometragem final do trecho anterior. Selecionar o botão + para inserir mais uma intermediária neste trecho ou posicione em outro trecho pelos botões de seleção (<< ou >>). A cada alteração o RallyNav salvará os dados alterados.

8. Para excluir trechos digitados (intermediárias ou início de trecho) selecionar o botão X e confirmar a exclusão. O RallyNav recalculará a prova e salvará a alteração automaticamente.

9. Para incluir intermediárias em trechos carregados por arquivo, carregar o arquivo como descrito no tópico ARQUIVO acima, depois selecionar o botão MANUAL, confirmar a alteração do tipo de alimentação e inserir trechos conforme descrito no item 6 e 7 logo acima. Selecionar NÃO para somente visualizar os trechos carregados, tempo total da prova, etc.

10. Selecionar VOLTAR para retornar ao menu principal.